
População queima pneus e objetos em manifestação por crise no abastecimento
Por Daniel Trindade
Na noite de segunda-feira (10), moradores do bairro Paiaguás em Várzea Grande, Mato Grosso, tomaram as ruas em protesto contra a falta de água que já dura mais de 30 dias. Em um ato de desespero e indignação, eles bloquearam a Avenida Filinto Müller, ateando fogo em pneus, madeira e colchões velhos, para chamar a atenção da prefeita Flávia Moretti (PL).
A crise hídrica no município é causada por diversos problemas na rede de abastecimento, incluindo falhas em bombas de captação, cabos furtados e outros danos. Recentemente, a situação se agravou significativamente, deixando mais de 100 bairros sem água. Duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) estavam paralisadas: a ETA I (ETA Velha) e ETA IV (ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol). Felizmente, a ETA I retomou suas operações na segunda-feira à noite, e o abastecimento está sendo restabelecido gradualmente.
O protesto, iniciado por volta das 19h, rapidamente viralizou nas redes sociais. Em um dos vídeos, um manifestante expressa a frustração da comunidade: “Fecharam a avenida. O pessoal quer água, a população quer água. Trinta dias sem água no Paiaguás”, destacou, enfatizando a urgência da situação.
A interrupção no abastecimento começou com a manutenção da adutora na Rua Maracanã, no Centro Norte, mas falhas mecânicas, sucateamento e furtos agravaram o cenário. Durante o período, a ETA Cristo Rei também apresentou problemas, obrigando o DAE a redistribuir água da ETA II para regiões críticas, incluindo o Pronto-Socorro Municipal. Caminhões-pipa foram usados para atender hospitais e escolas.
Com a retomada da ETA I, a distribuição de água está sendo feita de forma gradual para evitar danos à rede, que ficou seca por dias. Os primeiros bairros a serem abastecidos incluem o Centro, Nova Várzea Grande e Costa Verde, seguidos por outras localidades ao longo do dia.
Em resposta ao protesto, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande emitiu uma nota afirmando que está empenhado em restabelecer o abastecimento de água em toda a cidade. A nota, no entanto, não especificou um prazo para a resolução completa do problema.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"