por Daniel Trindade Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão.
Um residente de Sinop é alvo de uma operação que investiga o envio de dinheiro falso pelos Correios. A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25) a Operação Moeda de Papel, com o objetivo de investigar e combater a comercialização e remessa de cédulas falsas pelos Correios. Um dos alvos da operação reside no município de Sinop, enquanto outras ações ocorrem em Diadema, São Paulo.
Os policiais federais estão cumprindo um mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara da Subseção Judiciária de Sinop. A investigação começou após a prisão em flagrante de dois envolvidos que retiraram uma encomenda com cédulas falsas em uma agência dos Correios em Sorriso. A prisão desses indivíduos foi um ponto crucial para entender a estrutura da rede criminosa. Com base nas informações obtidas durante essa prisão, a Polícia Federal conseguiu identificar outros suspeitos envolvidos na produção e distribuição das cédulas falsas.
Durante a investigação, descobriu-se que o responsável pela venda de moeda falsa usava a logística dos Correios para entregar o material ilícito aos compradores. O nome da operação, Moeda de Papel, refere-se ao método utilizado pelos criminosos para falsificar as cédulas, empregando papel comum de baixa qualidade, em contraste com os diversos itens de segurança presentes nas notas oficiais, como textura, relevo, elementos fluorescentes e microimpressões.
Os mandados de busca e apreensão têm como objetivo recolher provas adicionais que possam levar à identificação de todos os envolvidos, bem como à desarticulação completa do esquema. Durante as buscas, a Polícia Federal está à procura de equipamentos usados na falsificação, como impressoras, tintas e papéis, além de registros de transações que possam revelar a extensão das operações ilícitas.
A Operação Moeda de Papel faz parte de um esforço contínuo da Polícia Federal para combater crimes contra a economia nacional e proteger a integridade do sistema financeiro do país. A Polícia Federal reforça que a colaboração da população é fundamental. Qualquer suspeita de circulação de cédulas falsas deve ser imediatamente comunicada às autoridades. Além disso, recomenda-se que comerciantes e consumidores estejam sempre atentos às características das cédulas para evitar prejuízos e contribuir para a segurança econômica do país.
com informações MidiaJur
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"