Por Daniel Trindade
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que o embargo dos produtores de carne ao Carrefour no Brasil foi estendido para incluir também os produtores de frango. Esta decisão tem o respaldo do ministério e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), que representa a maior parte das exportações de carne do país.
O impasse surgiu após o CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, comunicar que a rede não compraria mais carnes provenientes do Mercosul para suas unidades na França. Essa decisão acontece em meio a protestos de agricultores franceses contra o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
Frigoríficos de grande porte, como JBS e Masterboi, já interromperam o fornecimento de carnes para o Carrefour no Brasil. O setor condiciona a retomada do fornecimento a uma retratação pública por parte do Carrefour.
O governo brasileiro, por meio do ministro Fávaro, manifestou apoio às ações dos frigoríficos e ressaltou a importância de manter a qualidade e a sanidade da carne brasileira, que são reconhecidas internacionalmente.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"