
Por Daniel Trindade
Nos últimos dez anos, Mato Grosso conseguiu reduzir significativamente o número de mortes relacionadas à AIDS, de acordo com dados recentes do Ministério da Saúde. Entre 2013 e 2023, a taxa de mortalidade caiu 14%, com o estado registrando 212 óbitos no ano passado. Esse resultado faz parte do programa Brasil Saudável, que tem como objetivo eliminar a AIDS como um problema de saúde pública até 2030.
Em 2023, o Brasil registrou um aumento de 4,5% nos diagnósticos de HIV em relação a 2022, indicando uma melhoria na capacidade dos serviços de saúde em identificar novos casos. Este aumento é atribuído, em parte, a muitas pessoas realizando o teste pela primeira vez. A taxa de mortalidade por AIDS no país também caiu para 3,9 óbitos, a mais baixa desde 2013.
Os dados de 2023 revelam que 70,7% dos casos de HIV ocorreram em homens, com maior incidência entre pessoas pretas e pardas (63,2%) e homens que fazem sexo com homens (53,6%). A faixa etária mais afetada é a de 20 a 29 anos, com 41% dos casos ocorrendo em homens dessa idade.
Em 2024, o número de usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP) no Brasil chegou a 109 mil, dobrando em relação a 2022. Em Mato Grosso, o número de usuários subiu de 597 para 1.278. A PrEP, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é uma ferramenta essencial na prevenção do HIV, reforçando os esforços para eliminar a AIDS até 2030.
O Brasil atingiu uma importante meta da ONU ao diagnosticar 96% das pessoas estimadas a viver com HIV em 2023, superando a meta global de 95%. Além disso, o país alcançou a meta de supressão viral de 95% entre aqueles em tratamento. Esses avanços colocam o Brasil à frente das metas globais estabelecidas pela ONU, com dois anos de antecedência.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância do envolvimento da sociedade civil na revitalização das políticas de saúde pública para o HIV e a AIDS. O próximo desafio é reintegrar ao tratamento aqueles que o abandonaram e assegurar que todos os recém-diagnosticados tenham acesso ao tratamento, melhorando sua qualidade de vida.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"