
Estado se consolida como o terceiro no Brasil em número de concessões, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas
Por Daniel Trindade
Em 2024, Mato Grosso se destacou ao obter 24 novas autorizações para canais digitais de televisão, uma iniciativa do Ministério das Comunicações que coloca o estado como o terceiro maior em concessões no Brasil. Com essas novas outorgas, mais de 1,1 milhão de habitantes em 20 cidades, como Água Boa, Alta Floresta e Cáceres, terão acesso aprimorado a conteúdos culturais e informativos.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, frisou que o objetivo é expandir o acesso à informação de qualidade e ao entretenimento, especialmente em regiões menos atendidas. “A televisão é um meio democrático e essencial, especialmente em tempos de desinformação. Estamos comprometidos em oferecer mais opções de canais para todos os brasileiros”, afirmou.
Este movimento faz parte de um esforço nacional maior, que resultou na concessão de 921 novas outorgas no país entre 2023 e 2024, um aumento de 498% em relação aos dois anos iniciais da gestão anterior. Essas autorizações incluem tanto canais públicos, como a TV Brasil e redes legislativas, quanto privados.
O programa Brasil Digital, que visa ampliar ainda mais essas transmissões, já iniciou a implementação em 321 municípios. As estações de transmissão serão instaladas em locais com infraestrutura adequada, com a possibilidade de compartilhamento com emissoras privadas.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.