
A deputada estadual reforça legitimidade de candidatura do ex-prefeito e afasta possibilidade de expulsão do partido
Por Daniel Trindade
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) declarou não temer uma possível disputa interna com o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, pela definição do candidato do partido ao Senado nas eleições de 2026. A decisão, segundo Janaina, será discutida dentro do diretório estadual do MDB, mas ela afirma que uma candidatura de Emanuel é legítima e descarta a possibilidade de sua expulsão do partido.
“Se ele quiser disputar, pode. Ele tem um filho que é deputado federal, então não vejo que o partido vai expulsá-lo. Agora, essa questão de ser candidato a qualquer cargo, já é outra coisa”, afirmou Janaina ao ser questionada sobre o assunto na terça-feira (7).
Sobre sua relação com Emanuel Pinheiro, Janaina explicou que, embora mantenham contato, as divergências políticas do passado têm impedido um relacionamento mais próximo. “Hoje, não temos uma relação próxima, falamos o trivial. Não somos amigos como já fomos no passado, porque brigamos muito politicamente, especialmente dentro do MDB”, comentou.
Emanuel Pinheiro, que deixou a Prefeitura de Cuiabá em 2024, permanece filiado ao MDB. Janaina enfatiza que o partido não deve impedir o ex-prefeito de disputar qualquer cargo, mas a decisão sobre a candidatura será tomada coletivamente pelo diretório estadual. “Essa questão de ser candidato a qualquer cargo será discutida pelo diretório estadual”, explicou.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"