A área invadida vai sediar o Semiárido Show nessa semana. O evento é a principal feira de inovação tecnológica da região, voltada para a agricultura familiar do semiárido brasileiro.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) voltou a invadir, nesta segunda-feira (31), uma área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na cidade de Petrolina, em Pernambuco. O grupo já havia invadido o mesmo espaço durante o chamado “abril vermelho”.
A área invadida vai sediar o Semiárido Show nessa semana. O evento é a principal feira de inovação tecnológica da região, voltada para a agricultura familiar do semiárido brasileiro.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) o grupo se desmobilizou após negociação com o Governo Federal.
Em nota divulgada nas redes sociais, o MST afirma que a invasão seria uma resposta ao MDA e à Embrapa porque não teriam cumprido acordos.
Eles alegam que haveria compromisso do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de destinar parte dos dois mil hectares da Embrapa para o MST.
Além disso, o governo destinaria dois mil hectares do Pontal Sul e quatro mil hectares do Pontal Norte para assentamentos, faria um levantamento de outras áreas públicas na região que pudessem ser destinadas para a reforma agrária e recriaria a Superintendência do Incra de Petrolina “como instrumento de fortalecimento da reforma agraria na região”.
A invasão foi definida nesse domingo (30). Segundo o MST estima-se que 1.550 famílias tenham formado um acampamento no espaço onde deve ser realizada a edição deste ano do Semiárido Show entre 1º e 4 de agosto.
FONTE : REPORTER MT
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"