
A mostra itinerante e gratuita é um convite à democratização da arte, propondo uma experiência afetiva ao criar um acervo cultural de retratos que eternizam moradores da cidade
Sinop se prepara para receber uma das exposições mais emocionantes de seu calendário cultural, a edição especial da “Faces e Forças de Sinop”, idealizada e assinada pelo fotógrafo sinopense Lu Oliari, nome de destaque na fotografia contemporânea, com obras exibidas e premiadas no Brasil e no exterior. A mostra itinerante, que é uma ação cultural aprovada e apoiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, será aberta ao público e com entrada gratuita e tem como objetivo aproximar a arte da comunidade.
A exposição, que será exibida em três locais diferentes, propõe uma experiência afetiva ao contar histórias de rostos reais que traduzem força, identidade e pertencimento. Além disso, surge como um marco na história cultural da cidade e se estabelece como um acervo visual da alma sinopense, um mosaico de rostos, expressões e histórias que traduzem uma comunidade em constante transformação.
O artista propõe um olhar profundo sobre quem são as pessoas que constroem Sinop todos os dias. “Cada fotografia é um testemunho de vida. Quando olhamos esses rostos, vemos mais do que pessoas: vemos o tempo, a coragem e o pertencimento que moldam a história de Sinop”, resume o artista e idealizador do projeto, Lu Oliari.
Segundo o artista, a exposição “Faces e Forças de Sinop” busca despertar o sentimento de pertencimento e identidade, convidando o público a reconhecer-se nos rostos que habitam as imagens. Cada olhar fotografado é uma narrativa sobre resiliência, esperança e construção. “A fotografia vai além de captar uma imagem, ela revela o invisível, as marcas, os sentimentos, silêncios e gestos que atravessaram gerações e que trouxeram cada indivíduo no exato momento fotografado”.
Mais do que uma mostra, “Faces e Forças de Sinop” é um projeto de preservação cultural, com a curadoria artística e direção de Lu Oliari, fotógrafo sinopense com carreira internacional e olhar sensível sobre o humano, o projeto reafirma o compromisso da arte com o social: fotografar para lembrar, retratar para pertencer. Todas as histórias e imagens reunidas formam um acervo fotográfico e narrativo que poderá ser consultado e ampliado futuramente, transformando-se em um registro duradouro da memória afetiva da cidade.
A mostra reúne 14 retratos de moradores da cidade, cada um acompanhado de fragmentos de suas histórias, criando um diálogo entre arte e realidade, imagem e emoção. O resultado é uma galeria viva que transcende o instante da fotografia e se torna memória compartilhada, um espelho da força e da diversidade de Sinop.
Com o objetivo de aproximar arte e comunidade, a exposição, que será gratuita e aberta a toda população, será apresentada em três dias e locais distintos, alcançando diferentes públicos e espaços da cidade. No dia 29 de outubro a exposição estará na Escola Palco, à partir das 18h45 até às 20h45, já no dia 30 de outubro segue para o Clube dos Idosos Dom Henrique à partir das 14h e segue até às 17h. Para encerrar o calendário especial, a mostra segue para a Feirinha do Jardim Botânico, no dia 31 de outubro, e estará disponível à partir das 15h até às 20h.
Exposição ABERTA E GRATUITA “Faces e Forças de Sinop”
📍 Cidade: Sinop, Mato Grosso
📅 Datas e locais:
•29/10/2025 – Escola Palco de Dança (18h45 às 20h45h)
•30/10/2025 – Clube dos Idosos Dom Henrique (14h às 17h)
•31/10/2025 – Feirinha do Botânico (15h às 20h)
Assessoria
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes. Siga nosso canal no WhatsApp e acompanhe nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Tem uma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp ou pelo telefone (66) 99237-4496. A sua participação fortalece um jornalismo comprometido com a comunidade.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Consultor Político
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"