
Partidos de direita avaliam resultados como trampolim para futuras estratégias políticas
Por Daniel Trindade
As eleições municipais de 2024 apresentaram resultados que podem impactar as estratégias políticas para as eleições de 2026, especialmente para o Senado Federal. O Partido Liberal (PL) conquistou 523 prefeituras no primeiro turno e recebeu 15,7 milhões de votos, um desempenho considerado significativo pelo partido.
Valdemar Costa Neto, presidente do PL, destacou o crescimento de 236,2% nos votos recebidos pelo partido em comparação com 2020. O partido também obteve destaque em várias capitais, elegendo vereadores com expressiva votação em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que o Senado é “o foco principal da direita para 2026”. Ele ressaltou a importância da eleição de prefeitos e vereadores como etapa para alcançar o objetivo de comandar o Senado na próxima legislatura.
Analistas políticos consultados observam que o desempenho nas eleições municipais pode servir de base para estratégias futuras. Ismael Almeida, cientista político, notou uma “importante mudança no cenário político” nas maiores cidades. Juan Gonçalves, da ONG Ranking dos Políticos, comentou sobre o potencial impacto dessas eleições para as disputas de 2026.
Paulo Kramer, consultor eleitoral, destacou a importância da disputa pela Prefeitura de São Paulo, considerando-a crucial para as estratégias políticas nacionais.
As eleições de 2026 incluirão a disputa por duas vagas ao Senado em cada uma das 27 unidades da federação, além das eleições para outros cargos federais e estaduais.
Com informações da Gazeta do Povo

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"