Pesquisa revela liderança de Botelho e potencial de votos entre os candidatos
Por Daniel Trindade, Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
A corrida eleitoral para a Prefeitura de Cuiabá ganha novos contornos com a divulgação da primeira pesquisa após as convenções partidárias. Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e deputado estadual pelo União Brasil, surge como o principal nome na disputa, segundo levantamento realizado pelo instituto MT Dados, a pedido do FOLHAMAX.
Na pesquisa estimulada, onde os eleitores são apresentados aos nomes dos candidatos, Botelho lidera com 39% das intenções de voto. Ele é seguido por Abílio Brunini, deputado federal pelo PL, com 21%, e Lúdio Cabral, deputado estadual pelo PT, com 15%. O empresário Domingos Kennedy (MDB) e Ricardo Tomaz (PCO) aparecem com 2% e 1%, respectivamente. Brancos e nulos somam 2%, enquanto 20% dos entrevistados não souberam responder.
Na modalidade espontânea, onde os eleitores mencionam os candidatos sem uma lista prévia, Botelho também se destaca com 22%, seguido por Abílio Brunini com 12% e Lúdio Cabral com 7%. Domingos Kennedy e Ricardo Tomaz têm 1% cada, enquanto 55% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Potencial de Votos
O levantamento também avaliou o potencial de voto dos candidatos, considerando aqueles que votariam com certeza ou poderiam votar nos nomes apresentados. Botelho lidera com 55%, seguido por Lúdio Cabral com 35% e Abílio Brunini com 32%. Domingos Kennedy e Ricardo Tomaz têm 12% e 11%, respectivamente.
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 de agosto de 2024, com 1.100 eleitores de Cuiabá. A margem de erro é de 2,95 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-06256/2024.
Com informações do FolhaMAX
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"