
Indenização mantém ocupantes em área equivalente ao tamanho de São Paulo
Por Daniel Trindade
Após quatro décadas de disputa judicial, a Justiça de Mato Grosso decidiu que cerca de 300 famílias que ocupam terras em Sorriso (MT) poderão permanecer na área, desde que paguem indenização aos herdeiros da família Zanini, de origem americana. A área em questão, com 149 mil hectares — equivalente ao tamanho da cidade de São Paulo —, foi vendida fraudulentamente no final dos anos 1970.
A decisão, proferida pela juíza Adriana Sant’Anna Coningham da 2ª Vara Cível, estipula que a indenização será calculada com base no valor de mercado da terra nua, refletindo a importância econômica de Sorriso como um dos principais polos do agronegócio brasileiro.
A disputa começou em 1984, quando Edmund Augustus Zanini e Therese Frances Zanini descobriram que suas terras haviam sido vendidas através de uma procuração falsificada. Três pessoas, incluindo o tabelião envolvido, foram condenadas por fraude em 1991.
Conforme informações do jornal O Estado de S.Paulo, o valor por hectare varia de R$ 5.742,11 em Sorriso a R$ 16.262,39 em Lucas do Rio Verde, segundo a tabela 2024 da Receita Federal. A indenização será calculada individualmente, proporcionalmente à área ocupada por cada família.
Os herdeiros dos Zanini já recuperaram 55.000 hectares em acordos anteriores e continuam abertos a negociações, afirmou Ruben Seidl, advogado da família. Sem novos acordos, a disputa pode se prolongar por mais uma década.
A decisão de optar pela indenização em vez do despejo foi apoiada pelo Ministério Público de Mato Grosso, que a considerou uma alternativa menos drástica, reconhecendo o impacto positivo das atividades agrícolas na área.
A região, hoje um dos maiores produtores de soja, milho e algodão do Brasil, tem uma história marcada por conflitos. Após ameaças e um atentado em sua residência em Cuiabá, a família Zanini deixou o Brasil em 1977. Edmund Zanini faleceu em 2016 e Therese em 2021, sem ver o fim do litígio.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"