Redação/Deixa Que Eu Te Conto
No próximo dia 31 de agosto, será realizada a Conferência Municipal de Cultura de Sinop no Auditório Dante de Oliveira, a partir das 07h.
A Diretora Municipal de Cultura, professora Branca, informa que a metodologia a ser utilizada na conferência será expositiva e dialogada com cunho deliberativo tendo caráter mobilizador, propositivo e eletivo, visando mobilizar e articular os diversos setores da Cultura no município, promovendo o contato com os seis eixos temáticos para 4ª Conferência Nacional de Cultura, com o tema Democracia e Cultura, que será realizada entre os dias 04 e 08 de dezembro de 2023, subsidiando assim a participação do município.
Os 06 (seis) eixos temáticos abordados serão:
Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Durante a Conferência, será utilizado o recurso audiovisual para o auxílio e demandas do decorrer da conferência e palestras expositivas que servirão de norteador para as discussões acerca dos eixos temáticos e grupos de trabalho.
Será possível analisar as metas do Plano Municipal de Cultura e contribuir para a formulação de indicativos e assim, elaborar propostas/proposições a serem encaminhadas para a 4ª Conferência Nacional de Cultura.
Serão participantes da Conferência Municipal de Cultura cidadãos residentes no município, constituídos em quatro categorias:
I – Sociedade civil com direito a voz e voto;
II – Poder público com direito a voz e voto;
II – Convidados com direito a voz;
IV – Observadores sem direito a voz e voto.
Com a leitura dos eixos temáticos e em seguida a divisão dos grupos de trabalho por eixo, haverá o momento para discussões em grupo a partir dos eixos, com o objetivo de dialogar de forma dialética a fim de formular propostas e apresentá-las para a etapa de votação das propostas.
Logo em seguida, haverá a eleição de delegados e suplentes para as próximas etapas do cronograma da 4° Conferência Nacional de Cultura. A eleição de delegados seguirá:
O número de delegados a serem eleitos para a etapa estadual deve corresponder ao percentual do número de participantes credenciados, conforme previsto no Anexo III do Regimento Interno da 4ª Conferência Nacional de Cultura, assim definido:
Quantitativo de Participantes | No de delegados para etapa estadual |
De 25 a 500 | 5% do número de participantes |
Acima de 500 | 25 Delegados |
- 1º A eleição de delegados para a etapa estadual obedecerá ao critério de 2/3 da sociedade civil e 1/3 do poder público.
Por fim, haverá o encerramento da Conferência com os delegados e suplentes devidamente eleitos para a etapa estadual que será realizada até 30 de outubro de 2023.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"