
Por Daniel Trindade
Taiza Tosatt Eleoterio Ratola, conhecida como a “Musa da Pirâmide”, permanece detida na Penitenciária de Colíder, apesar da revogação de sua prisão preventiva pela juíza Débora Roberta Pain Caldas, da Segunda Vara Criminal de Sinop. A empresária enfrenta um novo mandado de prisão, garantindo sua permanência sob custódia.
Operação Cleópatra
O casal Taiza Tosatt Eleoterio Ratola e Wander Aguilera Almeida foi detido durante a Operação Cleópatra, ao desembarcarem no aeroporto de Sinop, a 500 km de Cuiabá, em 31 de outubro de 2023. Taiza, proprietária da DT Investimentos, é acusada de liderar um esquema de pirâmide financeira que resultou em prejuízos de aproximadamente R$ 2,5 milhões a dezenas de vítimas em Cuiabá.
Após a prisão, a busca na residência do casal revelou munições, anabolizantes, joias, celulares e cheques totalizando R$ 419 mil. Embora a juíza tivesse inicialmente revogado as prisões, um novo mandado relacionado a esses achados mantém Taiza detida.
Decisão judicial e condições
A decisão de revogar as prisões preventivas foi baseada na ausência de antecedentes criminais significativos para ambos os acusados. As condições impostas incluíam comparecimento mensal em juízo, uso de tornozeleira eletrônica, e proibição de deixar a cidade de residência por mais de 10 dias sem autorização judicial.
Novo mandado de prisão
O novo mandado está ligado a investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor de Cuiabá (Decon), que implicam Taiza em crimes de estelionato, associação criminosa e fraude. A empresária é considerada líder do esquema de pirâmide, o que justifica a manutenção de sua prisão.
No dia 15 de novembro de 2024, ao cumprir o alvará de soltura na Cadeia Pública Feminina de Colíder-MT, a permanência de Taiza sob custódia foi confirmada devido ao novo mandado de prisão ativo contra ela.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"