
Foto: Reprodução
Ação conjunta das polícias de Mato Grosso e Rio Grande do Sul expõe esquema em que criminosos se passavam por autoridades para extorquir vítimas com vídeos íntimos.
Da Redação
Uma operação conjunta das Polícias Civis de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul desarticulou, nesta quinta-feira (13), uma organização criminosa especializada em “sextorsão” que extorquiu R$ 2 milhões de um empresário de Cuiabá. A Operação Phantom cumpriu 28 mandados judiciais, incluindo 13 de prisão e 15 de busca e apreensão, em Bento Gonçalves (RS), Caxias do Sul (RS), Guaporé (RS) e Itajaí (SC).
A “sextorsão” é um tipo de extorsão que se inicia com criminosos utilizando perfis falsos em redes sociais para atrair vítimas, com o objetivo de trocar mensagens e imagens íntimas. Em seguida, outro membro do grupo se apresenta como uma figura de autoridade – policial ou familiar da vítima – alegando que a vítima é menor de idade e estaria envolvida em um crime de pedofilia.
As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Mato Grosso desde 2021, revelaram que os criminosos se passavam por policiais e familiares de supostas vítimas para extorquir empresários. No caso do empresário de Cuiabá, a quadrilha ameaçava envolvê-lo em investigações falsas ou divulgar imagens íntimas caso não realizasse as transferências.
A Justiça determinou o sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas bancárias dos investigados. O delegado Guilherme Berto Nascimento Fachinelli, titular da DRCI, enfatizou a importância da Operação Phantom no combate a essa modalidade de crime e reforçou o compromisso da Polícia Civil em proteger a população. A Operação Phantom faz parte do programa Tolerância Zero do Governo do Estado de Mato Grosso e da estratégia da Polícia Civil no enfrentamento à criminalidade. As autoridades reforçam a importância de que vítimas de extorsão e fraudes denunciem os crimes para que os responsáveis sejam identificados e punidos.
Mantenha-se Informado e Faça a Diferença!
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.