
Por Daniel Trindade do Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
Sinop está entre as dez cidades de Mato Grosso que concentram mais de 60% das contratações formais na agroindústria nos primeiros meses de 2024, conforme dados divulgados em uma reunião virtual do Conselho Temático da Agroindústria (Coagro) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Além de Sinop, as cidades de Diamantino, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Nova Marilândia, Sorriso, Barra do Bugres, Alto Araguaia e Cuiabá também se destacam nesse cenário.
Essas cidades geraram, juntas, 4,9 mil empregos formais no setor agroindustrial no primeiro semestre de 2024, um aumento de 21% em comparação ao mesmo período de 2023. As atividades que mais contrataram foram o abate de bovinos (frigoríficos), a fabricação de álcool e a preparação e fiação de fibras de algodão.
Leonardo Zardo, supervisor do Observatório da Indústria da Fiemt, destacou que 87,7% do valor bruto da produção industrial em Mato Grosso provêm da fabricação de alimentos, produtos químicos e biocombustíveis. “Essas três atividades concentram a maior parte da produção industrial do estado”, afirmou Zardo.
Edinei Blasius, presidente do Coagro, ressaltou a importância da agroindústria para a economia do estado. “É interessante ver quantos empregos e quanta renda a agroindústria gera”, disse Blasius. Vanessa Gasch, diretora executiva do Mato Grosso Competitivo (MMTC), destacou a necessidade de mais profissionais qualificados, já que a taxa de desocupação em Mato Grosso é de 3,7%, uma das menores do país.
O Coagro reúne empresários e representantes de entidades industriais, órgãos públicos, privados e instituições governamentais para promover a interação, debater e desenvolver a agroindústria.
Com informações da Assessoria da FIEMT.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"