
por Daniel Trindade
“Rota do Sertão : Operação revela a logística milionária e ousada de um esquema que usa Sinop como ponto estratégico do crime organizado.”
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO) deflagrou na manhã de hoje a Operação Rota do Sertão, visando desmantelar um grupo criminoso responsável pelo transporte de drogas, madeira ilegal e pela prática de lavagem de dinheiro, adulteração de veículos e crimes ambientais. Foram expedidos dois mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão, além do sequestro de 22 carretas e quatro veículos avaliados em aproximadamente R$ 10 milhões.
O esquema utilizava Sinop como ponto central para o envio de drogas ao Nordeste e para o transporte de madeira ilegal ao Sudeste. As operações também ocorrem em cidades próximas, como Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Tapurah.
Durante as investigações, a polícia apreendeu 800 quilos de cloridrato de cocaína em Picos, no Piauí. A droga, obtida na fronteira com a Bolívia, foi transportada até um entreposto em Sinop, de onde seguiu em um caminhão com carga legal de milho até o porto de Pecém, no Ceará, estratégia usada pelo grupo para evitar que veículos suspeitos, vindos da fronteira, fossem interceptados.
Além do tráfico de drogas, o grupo é acusado de crimes ambientais. Em uma ação em Goiânia (GO), uma carga de madeira transportada sem licença ambiental foi apreendida, reforçando as suspeitas de atividades ilegais no setor de transporte de madeira.
Para reduzir perdas, o grupo usava caminhões clonados no transporte de cargas ilícitas. Em junho, um veículo com restrição de roubo foi encontrado sendo desmontado em uma oficina em Sorriso. As peças seriam reaproveitadas em outros veículos da organização, e o dono da oficina foi preso em flagrante.
As investigações também revelaram que o grupo escondia os lucros e bens adquiridos por meio de empresas de fachada registradas em nome de terceiros. Essas empresas, que possuem uma frota de 22 caminhões, eram registradas em endereços como residências de suspeitos e até terrenos baldios.
A FICCO, composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, trabalha de forma integrada no combate ao crime organizado em Mato Grosso, buscando desmantelar atividades criminosas complexas e bem estruturadas.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"