
Evento chega a sua 6ª edição como um difusor da economia criativa no município
Imagine a boa e tradicional feirinha de bairro, com produtos diferentes daqueles feitos em escala industrial, com pessoas se relacionando enquanto compram e vendem, a sensação de conversar com quem produziu aquela mercadoria e, no fim, lanchar um pastel se sentindo parte da comunidade. Agora pense em uma versão “Prime” de tudo isso…
Essa é uma forma de descrever o Mercadinho de Designe, uma iniciativa idealizada pela arquiteta e empreendedora de Sinop, Rafaela Dal’Maso. O evento realizado neste final de semana em Sinop chegou a sua 6ª edição se reinventando, incrementando ao cenário de “feirinha” a difusão de conteúdo e conhecimento.
Rafaela conta que o Mercadinho de Designe foi idealizado como um lugar de encontro de marcas, pessoas e novas ideias – um espaço que servisse de vitrine para a inovação e a economia criativa, mas que também fosse capaz de gerar conexões. Esse ainda continua sendo o cerne do evento, que nesta edição contou com 32 empresas presentes, de diversos segmentos, como roupas, acessórios, joias, decoração, artesanato, cosméticos, gastronomia, flores e jardins. “No começo o Mercadinho foi focado em compra e experiências. Hoje o evento tem muito mais conteúdo, entretenimento, com palestras e workshops”, comenta Rafaela.
A 6ª edição do Mercadinho foi chamada de Jardim Secreto. O evento foi hospedado em uma grande e luxuosa casa localizada no Jardim Maringá convertida no “Lê Jardin”. Segundo Rafaela, ao longo dos 3 dias de evento, o público foi plural. Haviam designers, arquitetos, entusiastas da moda e da beleza. A diversidade também estava no discurso. A programação contou com palestras, workshops e rodas de conversa, proporcionando a difusão de conhecimento, interação e evolução pessoal. “Edição do Jardim Secreto superou todas as expectativas. É a primeira em que investimos tempo e qualitativo, abraçando causas sociais”, pontuou a idealizadora.
Uma das ações sociais foi a escolha de uma criativa microempreendedora que ganhou o espaço da vaga social e uma mentoria para alavancar suas vendas. Outra ação foi convidar a APAE para expor e vender seus produtos. O projeto social principal foi a ação para combater a pobreza menstrual. A entrada do Mercadinho, no valor de R$ 30,00 foi destinada para a Associação Pobreza Menstrual, que arrecada itens de higiene feminina (absorventes íntimos), para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Normalmente, o Mercadinho de Designer é realizado uma vez por ano. Rafaela disse que em razão do sucesso dessa edição, o Mercadinho irá voltar em novembro desse ano, com o evento voltado para o Natal.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"