Deputada do MDB desponta nos bastidores como favorita, mas levantamento divulgado ignora sua força eleitoral e levanta debate sobre possível boicote.
por Daniel Trindade
A pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record e divulgada nesta segunda-feira (8), colocou o senador Wellington Fagundes (PL) na dianteira da corrida pelo governo de Mato Grosso em todos os cenários testados, com índices que variaram entre 30% e 37% das intenções de voto. Nomes como Otaviano Pivetta (Republicanos), Jayme Campos (União Brasil) e Carlos Fávaro (PSD) aparecem bem atrás, o que garantiu ao senador uma comemoração ruidosa por parte de seus aliados.
Mas o que mais chamou atenção não foi a liderança de Fagundes, e sim a ausência da deputada estadual Janaina Riva (MDB), sua nora, nos cenários apresentados. Reconhecida como uma das parlamentares mais fortes do estado, Janaina é apontada em levantamentos informais e conversas de bastidores como competitiva e, em alguns cenários, até mais popular que o próprio senador.
A exclusão da deputada levanta dúvidas incômodas : será que Wellington Fagundes estaria preocupado com o fortalecimento de Janaina Riva e comemorou um possível boicote? Ou teria o próprio senador influência nos critérios que definiram os nomes incluídos na pesquisa?
Janaina, caso confirme sua candidatura, pode fazer história como a primeira mulher a governar Mato Grosso. Sua atuação na Assembleia Legislativa tem como foco o combate ao feminicídio, a ampliação de políticas de proteção às mulheres e a defesa de pautas sociais que dialogam diretamente com o maior segmento do eleitorado mato-grossense: as mulheres.
Diferente de Fagundes e de outros nomes já lançados, a deputada tem evitado se antecipar na corrida de 2026. Em resposta recente ao prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), usou as redes sociais para defender que o momento é de trabalho e não de disputas eleitorais: “O debate eleitoral tem que ficar para o ano eleitoral e o período eleitoral, determinado pela nossa legislação. Para este ano, temos outras grandes pautas a tratar. Antes de falarmos em eleição, é preciso trabalhar. Esse comportamento, de estar sempre discutindo poder, é o que faz a população desacreditar da política. Nós precisamos mostrar resultados, e não brigar por espaço”.
Enquanto isso, o grupo político de Fagundes segue divulgando os números da pesquisa como prova de força eleitoral. Mas, nos corredores da política estadual, a pergunta que ecoa é inevitável : por que Janaina Riva, nome de peso e de relevância crescente, foi deixada de fora?
confira o gráfico:

Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes. Siga nosso canal no WhatsApp e acompanhe nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Tem uma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp ou pelo telefone (66) 99237-4496. A sua participação fortalece um jornalismo comprometido com a comunidade.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Consultor Político
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"










