Levantamento mostra aumento na cobertura vacinal de 9 imunizantes em 2023
Por Daniel Trindade
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. Dados do Ministério da Saúde revelam que Mato Grosso registrou crescimento na cobertura vacinal de 9 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil em 2023.
Os destaques incluem a 2ª dose da tríplice viral, que saltou de 46,07% em 2022 para 54,98% no ano passado. A vacina contra rotavírus avançou de 82,69% para 88,32%, e a poliomielite cresceu de 84,17% para 88,15%.
Recentemente, o Ministério da Saúde alterou o esquema vacinal contra poliomielite, substituindo as doses de reforço da vacina oral pela versão injetável (VIP). A mudança visa aumentar a segurança do imunizante, seguindo recomendações internacionais.
A secretária adjunta Alessandra Moraes destaca a importância da vacinação para todas as idades: “Não podemos permitir que doenças erradicadas voltem a vitimar a população por falta de imunização”.
O Calendário Nacional oferece 19 vacinas para recém-nascidos, com proteção vitalícia. Para se imunizar, basta comparecer a um posto de saúde com documento de identificação.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"