Soja e milho lideram queda na produção; algodão registra aumento
A produção de grãos em Mato Grosso, maior produtor nacional, deve registrar queda na safra 2023/24, segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quarta-feira (18).
De acordo com a última projeção da Conab, Mato Grosso deve produzir 93,20 milhões de toneladas no ciclo atual, uma redução de 7,7 milhões de toneladas em comparação com a safra anterior, que atingiu 100,98 milhões de toneladas.
A Conab atribui a queda na produção às condições climáticas. A companhia cita a demora na regularização das chuvas no início da janela de plantio e as baixas precipitações durante parte do ciclo das lavouras como fatores para essa redução.
A produção de soja em Mato Grosso está estimada em 39,34 milhões de toneladas, uma redução de 15,7% em relação à safra passada.
O milho registrou uma queda de 12,3% na produção nacional. O algodão, por outro lado, apresentou um aumento de 15,1% na produção, com um novo recorde para a pluma.
A Conab informa que esta será a segunda maior safra da série histórica no Brasil, com uma produção total estimada em 298,41 milhões de toneladas.
A área semeada no país aumentou 1,6%, chegando a 79,82 milhões de hectares. A produtividade média das lavouras registrou uma redução de 8,2%.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"