Jayme Campos apresenta 22 propostas para limitar carga tributária
Por Daniel Trindade
O senador Jayme Campos (Mato Grosso) utilizou a tribuna do Senado na última segunda-feira (12) para apresentar um pacote de 22 emendas ao Projeto de Lei Complementar (PLP 68/2024) da Reforma Tributária, visando impedir aumentos na carga de impostos.
Em discurso contundente, o parlamentar destacou que o Brasil lidera o ranking mundial de horas trabalhadas para pagamento de impostos, com 1.501 horas anuais. A proposta mais significativa limita em 26,5% a alíquota máxima da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), contra a possibilidade atual de chegar a 28%.
As emendas abrangem diversos setores, propondo reduções de 60% em impostos de produtos de saúde, tratamento diferenciado para planos de saúde e isenção tributária para categorias como motoristas de aplicativo. No setor industrial, Campos sugere vedação de Imposto Seletivo sobre bens minerais e incentivos para biocombustíveis.
“O atual sistema é confuso, desigual e ineficaz, porque pune o empreendedor e sobrecarrega o trabalhador”, argumentou o senador, defendendo uma regulamentação que permita arrecadação mais justa e eficaz.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"