Por Daniel Trindade, do Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
As penas dos criminosos condenados pelo ataque que aterrorizou moradores de Confresa já somam quase 200 anos. O ataque, ocorrido em 9 de abril de 2023, foi executado por um grupo fortemente armado que utilizou explosivos e fuzis para atacar uma transportadora de valores.
Até o momento, cinco criminosos foram sentenciados, com penas que totalizam 191 anos. As condenações são resultado de investigações conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e pela Delegacia Regional de Vila Rica.
Recentemente, a 7ª Vara Criminal de Cuiabá condenou Petrusilandio Machado e Félix da Silva Aguiar a 27 anos e 10 meses de prisão cada, por atuarem na logística do crime. Anteriormente, Paulo Sérgio da Silva, Isaias Pereira da Silva e Jocivan Jovan de Araújo receberam penas de 56, 54 e 27 anos, respectivamente.
O ataque em Confresa, conhecido como “domínio de cidades”, envolveu cerca de 20 criminosos que sitiaram a cidade, invadindo o quartel da Polícia Militar e tentando arrombar o cofre da transportadora Brinks.
A Operação Pentágono, deflagrada em outubro de 2023, cumpriu 35 mandados de busca e apreensão em seis estados, resultando na apreensão de armas, munições e veículos, causando um prejuízo estimado de R$ 3,4 milhões à organização criminosa.
As investigações continuam para identificar e prender os demais envolvidos no ataque.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"