
Em congresso do PCdoB, presidente afirmou que eleição será marcada por uma disputa da extrema direita contra a esquerda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (16), que possivelmente será candidato ao Planalto outra vez. No entanto, condicionou a possibilidade à sua condição de saúde.
A fala aconteceu durante o 16º Congresso do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), em Brasília. A sigla faz parte da Federação Brasil da Esperança, junto com o PT (Partido dos Trabalhadores) e o PV (Partido Verde).
“Eu, possivelmente, serei candidato a presidente outra vezes, se eu estiver com saúde. Mas, vou ser candidato para o quê? Para continuar falando de Bolsa Família, Luz para Todos? Eu preciso pensar em um país maior […] Tem que ser um país em que as pessoas acreditem que possa ser construído”, declarou Lula, citando que 2026 será marcado pela disputa entre a extrema direita e a esquerda.
No próximo dia 27, Lula completa 80 anos e se tornará o primeiro chefe do Executivo brasileiro octogenário no exercício do Poder.
Em outras ocasiões o presidente já falou que deixaria a disputa em 2026 apenas “se tiver algum problema de saúde ou se aparecer algum candidato melhor”. Em sua opinião, “80 anos de idade é o tempo da maturidade máxima do ser humano”.
Pesquisa Genial/Quaest divulgada no início do mês mostra que, se a eleição fosse hoje, Lula venceria todos os adversários numa eventual disputa de 2º turno.
CNN Brasil
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes. Siga nosso canal no WhatsApp e acompanhe nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Tem uma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp ou pelo telefone (66) 99237-4496. A sua participação fortalece um jornalismo comprometido com a comunidade.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Consultor Político
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"