
Por Daniel Trindade
A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira (03/12), em Peixoto de Azevedo, mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um jornalista autônomo, investigado por extorsão no exercício de sua profissão.
Investigação e acusações
As ordens judiciais foram emitidas após uma investigação conduzida pela delegacia local, que apurou denúncias sobre práticas criminosas atribuídas ao jornalista, de 40 anos. Ele está sendo investigado por extorsão, conforme o artigo 158 do Código Penal, cuja pena varia de quatro a dez anos de reclusão.
As investigações revelaram que o suspeito teria utilizado suas reportagens como instrumento de coação, exigindo pagamentos em troca de não divulgar conteúdos potencialmente prejudiciais à reputação de certas pessoas.
Modus operandi
O jornalista abordava os indivíduos envolvidos nas suas matérias, solicitando quantias em dinheiro para evitar a publicação das reportagens que produzia. Essa prática configuraria o crime de extorsão, conforme o inquérito policial.
Declaração das autoridades
De acordo com o delegado Geraldo Gezoni Filho, responsável pelo caso, a prisão preventiva do investigado foi fundamentada em provas coletadas durante a investigação. “A prisão foi decretada para garantir o andamento das investigações, evitar possíveis intimidações a testemunhas e impedir a continuidade dos supostos crimes”, afirmou o delegado.
Continuidade das investigações
As autoridades continuam a investigar o caso para identificar outras possíveis vítimas e qualquer cúmplice que possa ter colaborado com as práticas ilícitas atribuídas ao jornalista. As investigações seguem em curso, com o objetivo de esclarecer todos os aspectos envolvidos na acusação.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"