
Deputado José Medeiros revela estratégia do partido para eleições de 2026, com aval de Bolsonaro
Por Daniel Trindade
O deputado federal José Medeiros (PL-MT) revelou que seu partido está considerando uma aliança com o governador Mauro Mendes (União Brasil) para as eleições ao Senado em 2026. Segundo Medeiros, a estratégia conta com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Bolsonaro tem meta de eleger, no mínimo, um candidato em cada Estado e, onde for possível, até dois. O objetivo principal é a eleição de senadores”, afirmou Medeiros.
O deputado destacou que Bolsonaro e Mendes dividiram palanque na eleição municipal de Cuiabá, o que teria levado o ex-presidente a considerar o governador como um aliado. “A avaliação que o ex-presidente fez foi de que Mauro é nosso parceiro e, onde há parceiros, a ideia é não lançar dois candidatos”, explicou.
Em 2026, Mato Grosso elegerá dois senadores. Além de Mauro Mendes e José Medeiros, a deputada estadual Janaína Riva é cotada para a disputa. O PL também considera os nomes do senador Wellington Fagundes e do empresário Odílio Balbinotti.
Medeiros ressaltou o fortalecimento do PL após as eleições municipais: “O PL saiu muito fortalecido. Fizemos 516 prefeituras e elegemos quase cinco mil vereadores”.
Enquanto isso, Mauro Mendes já sinalizou apoio ao seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), como possível candidato ao governo estadual em 2026.
A articulação antecipada demonstra a importância estratégica de Mato Grosso para os partidos nas próximas eleições senatoriais.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"