
Parlamentares levantam suspeitas de irregularidades fiscais e promovem protestos
Por Daniel Trindade
Parlamentares estão sugerindo um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em resposta à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear verbas do programa Pé-de-Meia, que financia bolsas para estudantes do ensino médio.
A discussão rapidamente ganhou destaque nas redes sociais, com políticos acusando Lula de cometer “pedaladas fiscais” e crimes de responsabilidade, em uma comparação com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. Até agora, não há uma coleta formal de assinaturas para iniciar o processo.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) usou suas redes para afirmar que o Congresso deve investigar as possíveis irregularidades fiscais do governo.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que Lula estaria repetindo os erros de Dilma, o que justificaria seu impeachment. Outros deputados, como Hélio Lopes (PL-RJ), sugeriram que manifestações populares poderiam pressionar por um desfecho político.
Nikolas Ferreira (PL-MG), atualmente nos Estados Unidos, propôs uma data em março para que apoiadores saiam às ruas em protesto. No entanto, muitos estão aguardando um chamado formal para participar.
Durante uma entrevista, o ex-presidente Jair Bolsonaro comentou: “Se houver clima, iremos às ruas pelo impeachment. Não é aceitável um presidente agir de forma irresponsável assim, especialmente perto das eleições municipais. E se fosse eu?”
O TCU decidiu proibir o uso de R$ 6 bilhões em fundos privados para o programa Pé-de-Meia, alegando que esses recursos não seguem as normas fiscais. Embora a decisão não interrompa imediatamente o programa, o Ministério da Educação terá que ajustar o financiamento para cumprir as exigências orçamentárias e garantir a continuidade das bolsas.
Com informações do Estadão.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"