Esquema envolvia anúncios fraudulentos e aliciamento de vítimas para transferências financeiras
Por Daniel Trindade
Na manhã desta quinta-feira (14/11), as polícias civis de Mato Grosso e Goiás conduziram a Operação Ingannare, que visou desmantelar um grupo de estelionatários operando em Cuiabá e Várzea Grande. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva) e contou com o apoio da Polícia Civil de Goiás.
Foram cumpridos nove mandados judiciais durante a operação: quatro de prisão e cinco de busca e apreensão domiciliar. A operação resultou na prisão de quatro indivíduos ligados ao esquema.
As investigações, realizadas pelo Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais de Goiás (Gepatri-GO), identificaram que o grupo estava envolvido em fraudes por meio de anúncios enganosos, que induziam as vítimas a realizarem transferências financeiras significativas acreditando em ofertas falsas.
Durante a operação, foram apreendidos três veículos — um Toyota Corolla, um VW T-Cross e uma motocicleta — que teriam sido adquiridos de forma ilícita, além de R$ 5.240 em dinheiro e diversos aparelhos celulares, que estão sob análise pericial.
O nome “Ingannare”, que significa “enganar” em italiano, foi escolhido para a operação devido ao método utilizado pelo grupo para aplicar os golpes, envolvendo a promessa de venda de veículos e outros bens de valor.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"