Por Daniel Trindade 25/09/2024 08:37
Uma nova usina de etanol de milho será instalada no município de Alto Araguaia, Mato Grosso, com investimentos que ultrapassam R$ 1,3 bilhão. O projeto prevê uma produção anual de mais de 1 milhão de m³ de etanol de milho e 727 mil toneladas de farelo de milho seco.
A usina, planejada pela Bioverde, será construída às margens da BR-364, com conexão ferroviária. O projeto estima a contratação de 250 funcionários em tempo integral na fase de operação.
Mato Grosso é atualmente o maior produtor nacional de etanol de milho. O estado possui 11 indústrias que, em 2023, produziram 4,43 bilhões de litros, representando 73% da produção brasileira deste biocombustível.
As indústrias existentes estão localizadas em Nova Marilândia, Poconé, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Sorriso (duas unidades), Sinop, Nova Mutum, Jaciara, Campos de Julio e Primavera do Leste, segundo a União Nacional do Etanol de Milho (Unem).
Há outras 9 usinas em construção no estado, em cidades como Sorriso, Ipiranga do Norte, Campo Novo do Parecis, Tabaporã e Vera. Também existem projetos para novas plantas em Porto Alegre do Norte, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Canarana.
Em 2023, Mato Grosso alcançou a vice-liderança na produção total de etanol (cana e milho) no país, ficando atrás apenas de São Paulo.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"