
Poe Daniel Trindade
Mato Grosso registrou o menor crescimento percentual de arrecadação no Brasil entre agosto de 2023 e agosto de 2024, com uma variação de apenas 0,72%, segundo dados do Tesouro Nacional. Apesar do crescimento modesto na Receita Corrente Líquida (RCL), o estado continua gerindo suas finanças de maneira responsável.
O governador Mauro Mendes destacou que essa baixa variação na RCL reforça a necessidade de um orçamento conservador para 2025. “Nosso governo sempre trabalhou de forma séria com as contas, aplicando corretamente os recursos e, por isso, temos receita e despesa equilibradas, mesmo com a arrecadação mais baixa. E esse cuidado será mantido no orçamento, que é tudo aquilo que arrecadamos e gastamos, para o próximo ano”, afirmou o governador.
Apesar do crescimento limitado na arrecadação, Mato Grosso possui o melhor índice na relação Dívida Consolidada/RCL dentre os estados, indicando que a dívida está controlada e proporcional à capacidade de arrecadação do estado.
Para o ano de 2025, o governo do estado planeja receitas e despesas superiores a R$ 37 bilhões, com R$ 4,5 bilhões destinados a investimentos. O objetivo é manter a meta de aplicar pelo menos 15% da receita líquida do estado em melhorias para a população.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"