Polícia Civil afasta funcionários e cumpre mandados de busca e apreensão em Barra do Garças
Por Daniel Trindade
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quinta-feira (17.10) a Operação Justiça Blindada, investigando o acesso irregular a processos sigilosos no sistema eletrônico do Tribunal de Justiça do estado. A ação, conduzida pela Delegacia Regional de Barra do Garças, focou em dois servidores do TJ-MT.
Os investigados, um servidor titular do Cartório Distribuidor e um funcionário substituto da contadoria, são suspeitos de acessar documentos judiciais fora do expediente forense, inclusive aos finais de semana.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão: dois em residências e um no local de trabalho dos suspeitos. Como medida preventiva, os servidores foram afastados de suas funções e tiveram suas senhas de acesso ao sistema PJe suspensas.
O delegado Regional de Barra do Garças, Wilyney Santana Borges Leal, afirmou que o objetivo da operação é garantir a integridade dos processos judiciais que tramitam em segredo de justiça, evitando acessos indevidos por terceiros.
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) prestou apoio à operação. A investigação continua em andamento para determinar a extensão dos acessos irregulares e suas possíveis implicações.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"