Por Daniel Trindade, do Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
O juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso, anulou em 5 de setembro a denúncia contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e nove ex-deputados estaduais. A ação estava relacionada a supostos pagamentos de “mensalinho” na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
A decisão se baseou em um julgamento anterior do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que declarou nulas as gravações apresentadas como evidência. Essas gravações faziam parte da delação premiada do ex-governador Silval Barbosa.
O juiz Schneider argumentou que, sem as gravações, não havia elementos suficientes para manter a denúncia. Além de anular a ação, o magistrado também liberou os bens dos acusados que haviam sido bloqueados.
Os beneficiados pela decisão, além de Emanuel Pinheiro, são: José Joaquim da Silva Filho, Luiz Marinho de Souza Botelho, Luciane Borba Azoia Bezerra, Alexandre Luís César, Gilmar Donizete Fabris, Carlos Antônio de Azambuja, Ezequiel Angelo Fonseca, Airton Rondina Luiz e José Domingos Fraga Filho.
A decisão pode ser objeto de recurso por parte do Ministério Público Federal.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"