Por Daniel Trindade, do Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem adotado abordagens distintas ao lidar com denúncias contra membros de seu gabinete. Recentemente, Silvio Almeida foi exonerado do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania após acusações de assédio sexual e moral. A demissão ocorreu menos de 24 horas após as denúncias se tornarem públicas.
Em contraste, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, permanece no cargo apesar de investigações relacionadas a supostas irregularidades. Filho, que é filiado ao União Brasil, partido que integra a base governista, foi submetido a investigações na Comissão de Ética da Presidência, mas o caso foi arquivado.
Para substituir Almeida, Lula nomeou Macaé Evaristo, deputada estadual pelo PT de Minas Gerais. Evaristo é ré em um processo na Justiça de Minas Gerais, relacionado a alegações de superfaturamento na compra de uniformes escolares quando era secretária da Educação de Belo Horizonte. A nova ministra negou irregularidades.
Atualmente, o governo Lula conta com 10 ministérios chefiados por mulheres, de um total de 39. Desde o início do mandato, quatro ministros foram demitidos: duas mulheres e dois homens.
Uma pesquisa de opinião da AtlasIntel, realizada entre 24 e 27 de agosto, indicou que a aprovação do trabalho de Lula é maior entre as mulheres (54,5%) do que entre os homens (46,5%). A margem de erro é de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.
Com informações da Gazeta do Povo.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"