
Por Daniel Trindade
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), manifestou-se nas redes sociais nesta terça-feira (21) contra a decisão do Carrefour de suspender a compra de carne do Brasil e outros países sul-americanos. Mendes acusou a empresa de sucumbir às pressões de produtores franceses que se opõem ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
Protecionismo e críticas
Mendes argumentou que a decisão do Carrefour é uma tentativa de proteger o mercado europeu dos produtos brasileiros. Ele declarou que “os produtores franceses, incapazes de competir com o agronegócio brasileiro, adotam tais artifícios, e o Carrefour e o Atacadão estão aderindo a essa estratégia.”
Questionamento ambiental
O governador criticou o uso de argumentos ambientais como justificativa para barreiras comerciais. “A retórica do presidente francês Macron e de muitos ambientalistas que se apresentam como defensores do meio ambiente é mera conversa fiada. Na verdade, eles querem usar o meio ambiente para barrar o agronegócio brasileiro”, afirmou Mendes.
Proposta de reciprocidade
Mendes sugeriu que o Brasil adote uma postura de reciprocidade no comércio com a França. “Se o Brasil não serve para vender carne para eles, talvez eles não sirvam para vender produtos franceses para nós”, disse. Ele anunciou que deixará de comprar nas lojas do Carrefour e do Atacadão, incentivando os produtores do agronegócio brasileiro a pensarem em fazer o mesmo.
Apelo ao público
O governador finalizou pedindo que os brasileiros considerem o boicote ao Carrefour, refletindo sobre suas ações.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"