
Desabastecimento preocupa entidades médicas e pacientes que dependem do medicamento vital
Por Daniel Trindade
O Brasil enfrenta um preocupante desabastecimento de insulina, essencial para o tratamento do diabetes tipo 1. De acordo com o endocrinologista Sylvio Provenzano, do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), a falta de insumos para a produção do medicamento é um problema global que afeta a distribuição no país. O Sistema Único de Saúde (SUS) tradicionalmente oferece insulinas como Humulin e Novolin NPH, mas ambas estão em falta.
Uma investigação realizada em farmácias de São Paulo revelou que, de 14 estabelecimentos, nove estavam completamente sem o medicamento, e apenas uma oferecia a caneta de insulina regular. Essa situação é particularmente crítica para pacientes de diabetes tipo 1, que não produzem insulina suficiente e dependem do medicamento para sobreviver. A falta de insulina pode levar a complicações graves, como o coma diabético, que tem alta taxa de mortalidade.
O Conselho Federal de Medicina já expressou preocupação com a falta, alertando para o risco de consequências severas para a saúde pública. Eles enfatizam a necessidade urgente de restabelecer o abastecimento contínuo e adequado do medicamento.
Em resposta às preocupações, o Ministério da Saúde nega o desabastecimento no SUS e afirma ter adotado medidas para lidar com a restrição global de insulinas NPH e Regular. O ministério anunciou um acordo para adquirir 55,6 milhões de unidades para 2024, com investimentos planejados para aumentar em 2025. Além disso, foi firmado um acordo com a Novo Nordisk para antecipar o envio de 1,8 milhão de canetas de insulina até dezembro de 2024.
Apesar das medidas, não há informações oficiais sobre a falta em farmácias privadas. A Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) não recebeu notificações, mas a rede Drogasil confirmou a falta de insulinas NPH e Regular em seus estoques.
Com informações da Revista Oeste.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"