Mauro Mendes assina demissão de Marcel Cursi, alvo da Operação Sodoma desde 2015
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou nesta quinta-feira (19) a demissão do fiscal de tributos Marcel Souza de Cursi. O ex-secretário estadual de Fazenda, que atuou durante a gestão de Silval Barbosa, respondia a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) desde 2019.
Cursi foi preso em setembro de 2015 como parte da Operação Sodoma, conduzida pela Polícia Civil. A investigação apurou fraudes na concessão de incentivos fiscais a empresas através do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).
As investigações apontam que o esquema teria operado entre 2011 e 2014. O ex-governador Silval Barbosa, em suas declarações, mencionou Cursi como responsável pela elaboração de leis e decretos relacionados aos interesses investigados.
O ex-secretário é réu nas ações penais das quatro primeiras fases da Operação Sodoma. A demissão foi publicada no Diário Oficial do Estado, com Mendes determinando a notificação da defesa de Cursi, da Secretaria Estadual de Fazenda e da Controladoria-Geral do Estado.
O processo que resultou na demissão estava em andamento desde 2015.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"