
Político de 66 anos que comandou município por dois mandatos admitiu envolvimento com tráfico há quatro décadas
Por Daniel Trindade
Uma operação conjunta das polícias de Goiás flagrou na madrugada de sábado (26) um ex-prefeito mato-grossense transportando drogas avaliadas em R$ 600 mil. Antônio Xavier de Araújo, 66 anos, que governou Rio Branco (MT) entre 2013 e 2020, foi detido na GO-070, em Goiânia.
A abordagem ao Hyundai HB20 conduzido pelo político revelou 25 tabletes de drogas escondidos nos bancos do veículo – sendo 20 de pasta base de cocaína e cinco de maconha. Um cão farejador auxiliou na descoberta do carregamento.
Durante depoimento às autoridades, o ex-prefeito revelou que o destino final da droga seria Uberlândia (MG). Em audiência de custódia, a juíza Lorena Prudente Mendes converteu a prisão em flagrante em preventiva, citando a confissão do acusado sobre atuar no tráfico há mais de 40 anos.
Antes de comandar Rio Branco por dois mandatos, Araújo exerceu cinco mandatos como vereador entre 1982 e 2004. Empresário do ramo automotivo, mantinha uma garagem de veículos no município mato-grossense.
O caso expõe uma face até então desconhecida do político, que construiu uma carreira de mais de três décadas no poder legislativo e executivo municipal.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"