
Empresa alega ameaças do ministro do STF a funcionários como motivo para a decisão
Por Daniel Trindade, Portal de Notícias Deixa que Eu Te Conto
Neste sábado (17), Elon Musk, proprietário do Twitter/X, anunciou o encerramento das operações da empresa no Brasil, atribuindo a decisão a ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em um comunicado divulgado pela empresa, Musk destacou a escolha que, segundo ele, o povo brasileiro precisa fazer: “democracia ou Moraes”.
A empresa compartilhou um tuíte afirmando que Moraes ameaçou o representante legal do Twitter/X no Brasil com prisão, caso a plataforma não cumprisse suas ordens de censura. “Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações”, declarou a empresa, ao divulgar o despacho.
Apesar do fechamento do escritório no Brasil, o serviço do Twitter/X continuará disponível para os usuários brasileiros. A empresa ressaltou que, mesmo após diversos recursos ao STF não terem sido ouvidos, e sem que o público brasileiro fosse informado sobre as ordens, Moraes optou por ameaçar a equipe local. “Para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato”, afirmou o comunicado.
A situação levanta questões sobre a liberdade de expressão e o papel das plataformas digitais no Brasil, enquanto o serviço permanece acessível à população, apesar das tensões legais.
Com informações da Revista Oeste.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"