
Cotado para liderar projeto progressista, Pátio evita confirmar candidatura ao Governo, mas deputado Lúdio Cabral defende abertamente seu nome e articulações se intensificam nos bastidores.
Da Redação
José Carlos do Pátio (PSB), ex-prefeito de Rondonópolis, segue como o nome mais forte da esquerda para a disputa ao Governo de Mato Grosso em 2026, apesar de adotar uma postura cautelosa sobre a própria candidatura. Enquanto Pátio desconversa e evita confirmar seus planos, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) defende abertamente seu nome e articula um movimento para lançá-lo como candidato.
Em entrevista à imprensa na última sexta-feira (21), em Cuiabá, Pátio não confirmou se pretende disputar o cargo, mas garantiu que tem se dedicado, em conjunto com outras lideranças progressistas do estado, à construção de uma alternativa para as próximas eleições. No entanto, evitou indicar quem poderia liderar o projeto.
“Prefiro não falar de mim mesmo [sobre liderar a candidatura ao Governo]. Vamos unir forças em torno desse projeto, agregar mais valores. Hoje mesmo estive reunido com outras lideranças do estado, ainda em off, para tentar construir essa alternativa”, destacou Pátio.
Enquanto Pátio mantém o suspense, Lúdio Cabral já articula nos bastidores para viabilizar a candidatura do ex-prefeito. Ao lado do marqueteiro Antero Paes de Barros, o petista tem intensificado as conversas e articulações políticas com o objetivo de convencer Pátio a liderar a chapa majoritária em 2026.
Pátio ressaltou que, no momento, está focado em suas atividades como professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e na conclusão de seu mestrado. Contudo, tem se mostrado disponível para debater a construção de um projeto majoritário para a esquerda.
“Por enquanto, estou apenas caminhando e debatendo com a sociedade, apresentando nossos trabalhos”, frisou.
A estratégia do grupo liderado por Lúdio Cabral é apresentar Pátio como possível candidato já no segundo semestre deste ano, para evitar a repetição do cenário de 2022, quando a ex-primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), foi lançada como candidata ao Governo de última hora, contrariando a maioria do grupo e prejudicando o desempenho da chapa.
Eleições 2026: Lúdio Cabral apoia Zé do Pátio para governador e busca unir a esquerda em Mato Grosso
⇒Acompanhe as notícias e mantenha-se atualizado sobre as notícias. Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram .
⇒Sugestão de pauta: Entre em contato com a nossa equipe para sugestões de pautas, denúncias ou informações relevantes. Envie sua mensagem através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99250 5450 / (66) 99237-4496.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.