IBGE aponta recorde de 102,5 milhões de trabalhadores ocupados no trimestre
Por Daniel Trindade 27/09/2024 08:41
O mercado de trabalho brasileiro apresentou uma melhora significativa, conforme revelam os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta sexta-feira, o instituto anunciou que a taxa de desemprego caiu para 6,6% no trimestre encerrado em agosto, marcando o menor nível para este período desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
De acordo com o IBGE, o número de pessoas desempregadas recuou para 7,3 milhões. Isso representa uma queda de 502 mil pessoas em busca de trabalho em comparação com o trimestre anterior. Quando se olha para o mesmo período do ano passado, a redução é ainda mais expressiva: 1,1 milhão de pessoas deixaram a condição de desempregadas.
Ao mesmo tempo, o contingente de trabalhadores ocupados atingiu um novo recorde. O IBGE contabilizou 102,5 milhões de pessoas empregadas, um marco na série histórica da pesquisa.
Analistas do mercado financeiro estavam otimistas, mas o resultado superou levemente suas expectativas. A previsão média era de que a taxa de desemprego ficaria em 6,7%.
Estes números sugerem uma recuperação consistente do mercado de trabalho brasileiro. Nos próximos dias, o IBGE deve divulgar análises mais detalhadas, permitindo entender quais setores e regiões do país mais contribuíram para esta melhora nos índices de emprego.
A queda no desemprego e o aumento no número de pessoas ocupadas são indicadores importantes para a economia. Especialistas apontam que essa tendência pode levar a um aumento no consumo e na atividade econômica geral do país nos próximos meses.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"