Reprodução
Três ex-servidores foram presos em ação da Polícia Civil que apura inserção de dados falsos, corrupção e associação criminosa.
Da Redação
A Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) da Polícia Civil deflagrou na terça-feira (20) a “Operação Déjà Vu”, que mirou um esquema de fraude estimado em R$ 2,7 milhões contra a Procuradoria-Geral do município de Cuiabá. A ação resultou na prisão de três ex-servidores e na execução de mandados de busca e apreensão contra outros oito indivíduos.
Os ex-servidores detidos são Jefferson Antônio da Silva, apontado como líder do esquema, Adriano Henrique Escame de Oliveira e Matheus Henrique do Nascimento Pereira. Segundo as investigações, Jefferson é denunciado por testemunhas por exigir propinas, que seriam pagas em dinheiro e via PIX.
Além das prisões, foram alvos de mandados de busca e apreensão: Carolina Taques Miranda Pinheiro, Denner Bezerra de Oliveira, Pedro Otávio Campos, Rafael Figueiredo Martins da Silva, Diego Henrique Aguiar Couto, Orlando Rodrigues da Silva, Wilson Luiz da Costa Marques e Idelfonso Nilo da Silva Neto.
A Operação Déjà Vu apura indícios dos crimes de inserção de dados falsos em sistema informatizado, corrupção e associação criminosa. As investigações indicam a suspeita de uso indevido de credenciais e de rotinas internas para a realização de lançamentos e cancelamentos irregulares, o que teria causado impacto na arrecadação e na regularidade de registros administrativos do município. Também são investigados indícios de obtenção de vantagem indevida, possivelmente vinculada a “intermediações” e supostos “serviços” para a alteração desses registros.
Adicionalmente, os envolvidos são confrontados com alegações de obstrução à Justiça, com policiais identificando que Matheus teria instruído servidores a destruírem seus celulares, que supostamente conteriam provas das fraudes.
O nome da operação, “Déjà Vu”, remete à constatação de repetição de padrões operacionais em lançamentos e cancelamentos que, em tese, apresentam recorrência e similaridade, demandando aprofundamento técnico e rastreabilidade digital.

Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes. Siga nosso canal no WhatsApp e acompanhe nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Tem uma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp ou pelo telefone (66) 99237-4496. A sua participação fortalece um jornalismo comprometido com a comunidade.
Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.




