Investigação apura possíveis infrações ao Estatuto da Polícia Civil por Eric Márcio Fantin
Por Daniel Trindade
A Corregedoria da Polícia Civil de Mato Grosso instaurou uma sindicância administrativa contra o delegado Eric Márcio Fantin (PL), recentemente derrotado nas eleições municipais de Brasnorte. A portaria de abertura do procedimento foi assinada em 17 de outubro pelo corregedor Sérgio Paulo de Oliveira Medeiros e pelo escrivão Gerson Eduardo Nogueira.
A investigação, com prazo inicial de 30 dias prorrogáveis, busca apurar possíveis infrações ao Estatuto da Polícia Civil. Entre as suspeitas estão o tratamento desrespeitoso a colegas, superiores ou subordinados, e o descumprimento de normas e regulamentos da instituição.
Fantin também é investigado por supostamente não zelar pela valorização da função policial e pelo respeito aos direitos humanos, além de questões relacionadas à sua conduta na vida pública e particular.
Esta não é a primeira sindicância contra o delegado. Fontes indicam que procedimentos similares foram instaurados em novembro de 2023 e outubro de 2022.
Nas recentes eleições municipais, Fantin concorreu à prefeitura de Brasnorte, cidade localizada a 580 km de Cuiabá. Ele obteve 4.479 votos, ficando em segundo lugar, com uma diferença de 155 votos para o vencedor, Edelo Ferrari (União).
A sindicância segue os procedimentos estabelecidos no Estatuto da Polícia Civil, conforme a Lei Complementar 407/2010.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"