
Um confronto entre indígenas e forças de segurança na Terra Indígena Nhanderu Marangatu, em Antônio João, Mato Grosso do Sul, resultou na morte de um jovem Guarani Kaiowá nesta quarta-feira (18). O incidente ocorreu durante uma ação de retomada na Fazenda Barra.
Segundo relatos, Neri Guarani Kaiowá foi atingido por um tiro na cabeça. Outras pessoas também ficaram feridas, incluindo uma mulher atingida nas pernas por arma de fogo.
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) alega que a tensão aumentou após uma visita de uma Missão de Direitos Humanos à região na semana passada. A organização acusa policiais de removerem o corpo de Neri, provocando revolta entre os indígenas.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) manifestou indignação e prometeu ações legais. Já o governo estadual afirma que os policiais agiam sob ordem judicial e que alguns indígenas estavam armados.
O caso está sob investigação, com autoridades federais e estaduais envolvidas. O conflito na região tem raízes históricas, envolvendo disputas territoriais entre indígenas e fazendeiros.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"