Mais de mil notificações foram enviadas e cerca de 50 casos já viraram ação judicial
Por Daniel Trindade 24/09/2024 05:07
A Via Brasil BR-163, concessionária responsável pela gestão do trecho entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), está acionando na Justiça usuários evasores de pedágio. Mais de mil notificações foram enviadas para condutores infratores e cerca de 50 viraram ação de cobrança. Praças de pedágio são monitoradas por câmeras e a fiscalização é feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e demais autoridades de trânsito.
Desde dezembro de 2023 foram enviadas aproximadamente 1.200 notificações, primeiro passo antes do acionamento da Justiça. Nessa etapa, os infratores ainda podem regularizar os débitos diretamente com a concessionária.
As praças de Cláudia, Guarantã do Norte e Trairão são monitoradas 24h por dia por câmeras que reconhecem os caracteres da placa, horário da passagem e até mesmo os proprietários dos veículos. As informações são repassadas para a ANTT lavrar as multas.
Para regularizar débitos, os motoristas podem fazer contato diretamente com o 0800 5000 163.
Formas de pagamento nos pedágios incluem dinheiro, cartão de débito, pagamento automático (tag), PIX e vale-pedágio para transportadoras.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"