Candidato do PSOL argumenta que uso de drogas é questão de saúde pública; Nunes critica posicionamento
Por Daniel Trindade, do Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
O candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), defendeu a descriminalização do uso de drogas durante o debate da Rede TV/UOL realizado na terça-feira (17). Boulos argumentou que a questão das drogas deve ser tratada como um problema de saúde pública, não como caso de polícia.
Durante o debate, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) questionou Boulos sobre um projeto de lei do PSOL que, segundo ele, libertaria 42 mil traficantes. O projeto em questão é o PL 2622/24, que propõe perdão para quem for preso com até 40 gramas de maconha ou seis plantas-fêmeas.
Em resposta, Boulos afirmou: “Minha posição é muito clara: o que eu defendo é que se separe e se diferencie usuário de traficante. Porque, se você tratar alguém que usa a droga do mesmo jeito que um traficante, você vai mandar ele para a cadeia, e ele vai sair de lá traficante.”
O candidato do PSOL argumentou que a descriminalização poderia reduzir o número de presos e proporcionar tratamento adequado aos usuários. Ele criticou o sistema prisional brasileiro, afirmando que “a cadeia no Brasil virou, infelizmente, escola do crime”.
Quando novamente acusado por Nunes de ser a favor das drogas, Boulos não respondeu diretamente, optando por afirmar que é a melhor opção para a prefeitura de São Paulo.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"