
Laboratórios Bioseg, investigados por falsificação de laudos, tinham contratos com prefeituras de Sinop, Cuiabá e outros municípios.
por Daniel Trindade
A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (15) um biomédico, responsável técnico da rede de laboratórios Bioseg, durante a Operação Contraprova, que apura fraudes e falsificações em exames laboratoriais em Cuiabá, Sinop e Sorriso.
As investigações apontam que o laboratório não realizava os exames internamente nem enviava amostras para outros locais. O material biológico coletado de pacientes era descartado sem análise, e os resultados dos laudos eram falsificados pelo profissional.
A rede de laboratórios prestava serviços para órgãos públicos, incluindo as prefeituras de Sinop e Cuiabá, a Câmara Municipal de Cuiabá, clínicas particulares, nutricionistas e convênios médicos, além de atender pacientes particulares. Nossa redação tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno.
A apuração começou em abril deste ano, após denúncia feita à Vigilância Sanitária de Cuiabá sobre falsificação de resultados. Na ocasião, uma das unidades foi interditada e o responsável chegou a ser preso em flagrante.
Nesta nova fase da operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos sócios e nas unidades da empresa, além da interdição judicial das três filiais. A Justiça também determinou a suspensão do registro do biomédico preso, o rompimento dos contratos da Bioseg com o poder público e a proibição dos sócios de firmar novos contratos com órgãos federais, estaduais e municipais.
Segundo a Polícia Civil, os investigados poderão responder por estelionato, falsificação de documento particular, peculato e associação criminosa. As penas podem chegar a 25 anos de prisão, além de multa.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Consultor Político
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"






