Foto: Reprodução
Por Redação
Em resposta a acusações sobre pagamento seletivo de emendas, governador de MT nega retaliação, mas reconhece tratamento diferenciado a parlamentares que não apoiam seu governo.
O governador Mauro Mendes (União Brasil) admitiu que parlamentares de oposição enfrentam consequências políticas em seu governo, ao responder às críticas da deputada estadual Janaina Riva (MDB) sobre o pagamento de emendas em Mato Grosso. Durante evento de inauguração de escolas cívico-militares nesta segunda-feira (5), o chefe do Executivo estabeleceu uma relação direta entre posicionamento político e tratamento institucional.
“Se a deputada assumiu ser oposição, como afirmou o próprio secretário [Fábio Garcia], há bônus e ônus. Ele [Garcia] é oposição ao governo federal, e as emendas dele estão entre as últimas a serem pagas”, declarou Mendes, comparando a situação estadual com a dinâmica federal.
A declaração veio após Janaina Riva denunciar o que chamou de “boicote seletivo” no pagamento de emendas parlamentares, acusando o governo de priorizar aliados e prejudicar quem mantém postura independente ou crítica à gestão estadual.
Inicialmente sem citar diretamente a deputada por nome, Mendes caracterizou o comportamento da oposição. “A oposição gosta de criticar, gosta de propagar afirmações que, muitas vezes, não correspondem à verdade. O ônus disso é um relacionamento não sadio com o governo”, afirmou.
Questionado explicitamente se considera Janaina parte da oposição, o governador foi direto: “Não ser base é não ser base. O comportamento dela, sim, é de oposição.”
Mendes também comentou sobre as críticas ao seu governo e fez referência ao cenário eleitoral de 2026. “Eu mesmo, de vez em quando, critico o governo. Não sou pai nem mãe de todos os problemas do Estado. Muitos estamos resolvendo; outros, ficarão para quem vier depois. Agora, a relação precisa ser pautada na verdade, lealdade e reciprocidade. Parece que o cenário de 2026 já está escancarado”, disse.
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.
Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.






