
Foto: Ilustração
Valor da multa será destinado a projetos ambientais e sociais desenvolvidos em Alto Araguaia e região, segundo o Ministério Público.
Um produtor rural de Alto Araguaia, a 426 km de Cuiabá, firmou um acordo com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e terá que pagar R$ 308,2 mil por danos ambientais e recuperar uma área de 148 hectares de vegetação nativa do Cerrado desmatada sem autorização.
O desmatamento foi identificado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT). A partir disso, o Ministério Público abriu uma investigação e firmou, nessa terça-feira (27), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que o responsável repare os danos causados.
Segundo o Minsitério Público, o produtor precisa apresentar, em até 180 dias, um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prada), com um cronograma de execução de até cinco anos. A recuperação deve ser feita por meio de plantio de espécies nativas ou regeneração natural assistida, com cercamento e monitoramento semestral.
Além disso, ele também terá que regularizar o imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O valor da multa será destinado a projetos ambientais e sociais desenvolvidos em Alto Araguaia e região.
Segundo o Ministério Público, o acordo tem força de decisão judicial e busca garantir a reparação dos danos causados ao Cerrado, bioma que sofre pressão constante do avanço do desmatamento em Mato Grosso.
Fonte: G1 MT
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.