Entrevista de 2024 ao Poder360, em que Mendes chama o governo Bolsonaro de “pouco eficiente”, volta a circular nas redes em meio à tentativa de reaproximação política.
por Daniel Trindade
O vídeo da entrevista do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), ao programa Poder360, concedida em 11 de junho de 2024 e conduzida pelo jornalista Paulo Silva Pinto, voltou a circular com força em grupos de aplicativos de conversa e nas redes sociais. A gravação ganhou novo fôlego após um episódio recente envolvendo o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), reacendendo o debate sobre as declarações do governador a respeito dos governos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante a entrevista, Mendes afirmou que o governo de Jair Bolsonaro teve “pouco resultado” e desperdiçou uma “grande oportunidade” de promover mudanças estruturais no país. Segundo o governador, o ex-presidente “comprou muitas brigas” e “cometeu um equívoco muito grande” ao se posicionar contra a vacinação durante a pandemia de Covid-19. Para Mendes, essa postura acabou gerando frustração entre os eleitores que esperavam avanços na economia e na administração pública.
Ao comparar os estilos de gestão, o governador destacou que Lula tem uma postura mais voltada para o social, enquanto Bolsonaro manteve um discurso de eficiência e Estado enxuto, mas com pouca entrega prática.
“O presidente Lula tende a ser um presidente que olha mais pro social. Já o governo do presidente Bolsonaro tinha uma tendência mais liberal, pró-Estado, falava em buscar eficiência, mas resultado, pouco resultado nessa direção”, afirmou Mendes.
Um dos trechos mais comentados nas redes foi quando o governador defendeu a credibilidade do sistema eleitoral e declarou não duvidar do resultado das eleições de 2022.
“O senhor disse que ele perdeu, o senhor não duvida do resultado das eleições, então?” perguntou o entrevistador.
Mendes respondeu: “Não, eu não duvido não, Paulo. É muito fácil querer explicar isso só falando que ‘urna isso, urna aquilo’. Eu nunca tinha visto antes, nesse tempo mais recente do Bolsonaro, esse grande questionamento contra as urnas eletrônicas. Elas pareciam boas, razoáveis, elogiadas em muitos momentos. De repente, começaram a ser tratadas como o grande problema da democracia brasileira.”
Mauro Mendes também ressaltou que o eleitorado de Bolsonaro não é composto apenas por radicais, mas por pessoas insatisfeitas com o sistema político.
“Pode ter algum radical ali, algum extremista, pode. Mas, no geral, é um público que estava descontente com a política e com o político”, destacou.
A reaparição do vídeo reacendeu discussões sobre a postura política de Mendes, reconhecido por seu perfil pragmático e pela tentativa de manter independência em relação a grupos ideológicos. O governador é considerado uma das principais vozes moderadas do Centro-Oeste e defensor da estabilidade institucional.
Nos bastidores, porém, a repercussão da entrevista gerou comentários sobre a contradição política vivida atualmente pelo grupo de Mendes. As declarações críticas a Jair Bolsonaro lembram o tom adotado no passado por seu vice, Otaviano Pivetta (Reoublicanos) que também já fez observações duras sobre o ex-presidente. Apesar disso, tanto Mendes quanto Pivetta têm buscado reaproximação com o bolsonarismo, em meio à reorganização das forças políticas de direita no Estado, visando ampliar sua base de apoio e fortalecer o palanque eleitoral de 2026.
Ao final da entrevista, Mendes resumiu sua avaliação: Lula adota uma gestão mais voltada ao social, enquanto Bolsonaro tentou implementar um modelo liberal e pró-eficiência, mas com poucos resultados concretos.
A retomada do vídeo evidencia não apenas o impacto das falas do governador, mas também o momento de realinhamento político em Mato Grosso, em que antigas críticas dão lugar a movimentos estratégicos de aproximação, revelando os ajustes de discurso típicos do cenário pré-eleitoral.
Assista o vídeo :

Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes. Siga nosso canal no WhatsApp e acompanhe nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Tem uma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp ou pelo telefone (66) 99237-4496. A sua participação fortalece um jornalismo comprometido com a comunidade.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Consultor Político
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"







