Nikolas Ferreira, Deputado Federal (PL/MG) - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Segundo deputado, ala de desfile que representou cristãos em fantasias de “latas de conserva” não fez apenas uma crítica política
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta quarta-feira, 18, que vai protocolar uma denúncia no Ministério Público do Rio de Janeiro contra o presidente da escola de samba Acadêmicos de Niterói. O motivo é a representação de evangélicos em fantasias de “latas de conserva” no desfile que homenageou o presidente Lula (PT) com um samba-enredo eleitoreiro no domingo, 15.
“A Constituição garante liberdade religiosa. A Lei 7.716/89 pune atos de discriminação por motivo de religião. Por isso, protocolarei representação no Ministério Público do RJ contra o presidente da escola de samba, na condição de autor intelectual do desfile, para que os fatos sejam apurados com o rigor da lei. Carnaval é cultura. Fé é direito fundamental. Já a intolerância religiosa é crime”, acrescentou o deputado, em nota.
Senador acionou PGR
O senador Magno Malta (PL-ES) protocolou na segunda-feira, 16, uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e uma notícia-crime na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a Acadêmicos de Niterói, por causa do desfile.
Na notícia-crime, o congressista pede a instauração de procedimento investigatório criminal, a apuração da prática de discriminação religiosa e a responsabilização penal dos responsáveis pela concepção e execução da representação discriminatória.
Ele argumenta citando a ala do desfile na qual evangélicos foram representados em fantasias de “latas de conserva”, em contexto de ridicularização pública e crítica ideológica dirigida.
“A representação simbólica consistiu na equiparação visual de fiéis evangélicos a objetos enlatados, em narrativa depreciativa associada a rótulos ideológicos, expondo grupo religioso específico a escárnio coletivo perante audiência nacional e internacional”, acrescenta o senador.
A notícia-crime é assinada também pela vice-presidente do diretório capixaba do PL, Magda Malta – filha do senador. Ela e o parlamentar são evangélicos.
O Antagonista
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes. Siga nosso canal no WhatsApp e acompanhe nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Tem uma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante? Fale com a nossa equipe pelo WhatsApp ou pelo telefone (66) 99237-4496. A sua participação fortalece um jornalismo comprometido com a comunidade.
Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.







